Apresentada em Villa d’Este no Concorso di Belleza di Motocicletti deste ano a nova e fantástica Adventure Concept Bike da BMW Motorrad que dá pelo nome de 9cento ( lê-se “novecento” ) uma moto que combina emoção com performance e agilidade com espírito aventureiro.

bmw-concept-9cento-2

A BMW Motorrad acaba de apresentar o que poderá vir a ser muito em breve uma proposta efetiva na sua gama de moto de conceito “aventureira” mas com um desempenho desportivo acentuado, quer pelas suas linhas, quer pela performance do seu motor e ciclística.

A BMW “Concept 9cento “ será por isso uma multiusos de carácter desportivo, uma moto que se presta a uma utilização diária mas também de fim de semana, rápida e emocionante na sua condução, mas também com uma personalidade muito própria das suas linhas que não deixará ninguém indiferente à sua passagem.

2018-bmw-9cento-concept2

Edgar Heinrich, Director do departamento de Design da BMW Motorrad afirmou na apresentação que o novo conceito da “9cento” pretende encontrar e afirmar-se por um sentido de equilíbrio generalizado. “ Criamos uma moto que combina a potência apropriada com a capacidade de ser uma esportiva de turismo e acima de tudo um prazer imenso na sua condução, constituindo assim um aposta muito atrativa e abrangente” afirmou Heinrich.

2018-bmw-9cento-concept3

A ideia é precisamente a de juntar o melhor de vários segmentos, esportivo, aventura e turismo e conseguir produzir um novo conceito numa segmento onde a BMW nunca apostou antes. A BMW Motorrad 9cento é a interpretação da BMW de uma moto “Allrounder” ( multiuso ) para o segmento médio. As suas capacidades funcionais tais como proteção aerodinâmica, capacidade de bagagem, comodidade em viagem e tudo aquilo que um motociclista valoriza são qualidade e característica que muitas vezes são ignoradas no design de “concept bikes”, afirmou Heinrich. “Quisemos por isso demonstrar que todos estes conceitos racionais e práticos podem ser de início incluídos na concepção e num design dinâmico para criar algo realmente emocionante e irresistível”.

bmw-concept-9cento-villa-d-este

Principais características da BMW Concept 9cento

A BMW Motorrad Concept 9cento tem o potencial de expandir a nossa concepção de uma moto aventureira esportiva de hoje em dia acrescentando funcionalidades específicas. Para além de um design moderno e atrativo a 9cento acrescenta agilidade e muito prazer na sua condução.

A sua silhueta compacta e linhas atrativas despertam uma enorme vontade de a experimentar. A configuração esportiva das suas linhas, que concentra maior volume na roda da frente e uma traseira totalmente “aligeirada” de imediato nos despertam a sensação de que a 9cento será uma moto que nos dará muito gosto de pilotar e levar ao limite. Toda a frente de linhas penetrantes e agressivas da 9cento demonstram claramente a intenção de fazer ressaltar o seu carácter ágil e esportivo. O painel lateral de linhas trapezoidais é típico das atuais motos Sport Adventure.

2018-bmw-9cento-concept4

As suspensões foram concebidas para viajar, com cursos suficientes para proporcionarem conforto durante longos períodos e uma sensação de suavidade. Paralelamente a carenagem e o vidro frontal oferecem uma proteção adequada ao vento e à intempérie. A ergonomia de todos os instrumentos de controle e de informação e a posição sentada relativamente baixa na moto contribuem para um maior prazer e conforto na sua condução em longas distâncias.

2018-bmw-9cento-concept1

Também foi dada especial atenção ao quadro da 9cento no sentido de combinar rigidez com leveza e agilidade, contribuindo para a diminuição geral do peso da moto.

Para reforçar a imagem “Touring” da 9cento foi concebido um sistema especial e inovador de “clip on” das malas de bagagem. As malas laterais não só permitem aumentar a capacidade de bagagem como fornecem espaço adicional no banco traseiro para o garupa. As malas encaixam no suporte superior e são fixas no inferior por um potente sistema electro-magnético. Este sistema aumenta a versatilidade da 9cento permitindo configurar a moto em função das suas necessidades de utilização.

O design da frente da 9cento está totalmente alinhado com as tendências das motos Sport Adventure com uma interpretação mais arrojada e muito marcante do mesmo. O estilo moderno dos faróis frontais contrariam a tendência passada da BMW no design assimétrico, sendo desta vez idênticos e de tecnologia LED que inclui sistema de iluminação diurna e um design muito característico que identifica de imediato as motos BMW. Também na traseira a iluminação é em LED e as luzes encontram-se perfeitamente integradas no banco de silhueta estreita e perfilada.

img138695-1527708425-v580x435

Sobre a motorização não temos ainda informação mas tendo a BMW referido que pretende posicionar-se no “mid segment” imaginamos que poderá ser o bicilíndrico de 850cc das novas GS com cilindrada aumentada e ajustes na eletrônica.

Fonte: motosport

União Motorcycle – Unindo Através das Duas Rodas