Apresentada pela montadora durante a feira de tecnologia CES, o sistema Honda Riding Assist faz a moto ficar em pé sozinha, sem nenhum apoio no chão ou piloto em cima.

Durante o evento CES 2017, considerada a maior feira de tecnologia do mundo e realizado nos Estados Unidos, a Honda apresentou um novo conceito de moto que não tomba enquanto está parada, mesmo sem estar apoiada no tripé ou com o piloto ajudando a segurar.

Chamado de Honda Riding Assist pela montadora japonesa, o sistema é capaz de movimentar a roda dianteira de maneira a fazer com que a motocicleta não caia, funcionando inclusive quando se está pilotando e até permitindo que ela se locomova em velocidades mais baixas sem ninguém em cima.

honda-riding-assist-1

Detalhes do Honda Riding Assist

Em um vídeo apresentado pela montadora, é possível ver o Honda Riding Assist em funcionamento, onde uma pessoa fica montada sobre a motocicleta, sem colocar os pés no chão, sendo que a moto se ajusta para se manter em pé sozinha.

De acordo com a montadora, o sistema Riding Assist foi baseado na tecnologia utilizada no Uni-Cub, veículo pequeno que consiste em um assento capaz de transportar uma pessoa, utilizando os movimentos do corpo como condutor de direção.

honda-riding-assist-2

Como o Honda Riding Assist funciona?

Funcionando por meio de uma espécie de atuador, ou seja, um motor elétrico, o Riding Assist é capaz de corrigir a trajetória da moto por meio de correções em sua direção, o que permite que ela se mantenha em pé mesmo parada ou em baixas velocidades, mas sem necessidade de intervenção do piloto.

Além de ser desenvolvido para garantir a segurança do piloto e oferecer maior conforto e controle em motocicletas, o sistema também ganhou destaque por ser uma possibilidade de facilitar o controle da motocicleta para iniciantes.

honda-riding-assist-4

Além disso, a montadora também deixou uma leve sugestão no ar: que ela desenvolveu um novo sistema de direção autônoma em conjunto com o Riding Assist, já que a moto acompanha uma funcionária quando ela sai da sala de demonstração.

Concorrência do Honda Riding Assist

Apresentada no ano de 2016, a BMW Vision Next 100 é uma motocicleta que “não cai” e que não necessitaria de equipamentos de proteção. Diferentemente do sistema apresentado pela BMW, no entanto, o Honda Riding Assist parece bastante evoluído e pode chegar ao mercado em alguns anos.

Esse pode ser um grande avanço em direção às motocicletas autônomas, que poderão se locomover sozinhas e facilitar o uso de quem não possui muita experiência. O que você acha?

honda-riding-assist-3

Fotos: Divulgação

Vídeo: Honda

Fonte: motorede

União Motorcycle – Unindo Através das Duas Rodas