Você pretende viajar de moto para outro país na América Latina? Então não deixe de ler essa grande matéria com dicas para uma viagem internacional elaborado por Marcelo Teles.

APRESENTAÇÃO

Marcelo Teles, Motociclista experiente com várias viagens pelo Brasil e América latina, integrante do Moto Clube Dragões Indomáveis de Fortaleza CE, Brazil Rider’s, Empresário, Carateca, autor do blog Depois da Cerca e sempre que pode está programando uma aventura de moto. 

548854_3183677229240_791461970_n

Acervo Marcelo Teles: KUNURANA PERU – CORDILHEIRAS DOS ANDES

DOCUMENTAÇÕES

Habilitação

Parece básico mas já vi muito motociclista com dificuldade por ter a CNH vencida no meio da viagem e/ou em situação irregular. 

Habilitação Internacional (PID): Pode ser adquirida no Detran do Ceará (Maraponga) e não requer testes, apenas uma taxa de R$ 98,00 (verificar valor atual) e que sua CNH esteja regular. 

PID

PID

Por experiência pessoal somente a Argentina e Bolívia os guardas pedem, mas nunca me pediram em uma Aduana.

Carta Verde, SOAPEX E SOAP

Exigidos nos países do Mercosul são basicamente seguros nos moldes de nosso DPVAT e seu preço varia de acordo com os dias de sua viagem pelos países irmãos. 

Todos Podem ser adquiridos na fronteira, mas eu prefiro comprar antes.

CARTA VERDE – Argentina, Paraguai e Uruguai utilizo a Magna Corretora de Seguros. O Soapex é para o Chile e pode pode ser adquirido no site : www.magallanes.cl e o SOAP seria para Peru, Bolívia e pode ser adquirido em https://www.comparaonline.cl/seguro-obligatorio-soap. (mapfre)

Carta Verde

Carta Verde

Certificado Internacional de Vacinação.

Países como a Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia exigem o Certificado de Vacinação contra a febre amarela e sem ele realmente você não entra. Vacine-se 6 meses antes, pois existem países que requisitam um período mínimo. 

Para adquiri-lo é simples basta levar o comprovante de vacinação (é de graça nos postos de saúde) até a ANVISA que fica no aeroporto Internacional Pinto Martins e requerer o Certificado, sai na hora e é de graça.

certificado-internacional-vacinacao-profilaxia-conteudo

Certificado Internacional de Vacinação

Seguro de Viagem Internacional

Simplesmente não viaje sem um e de preferência com uma apólice bem acima de $ 50 mil pois os acidentes de moto podem ser bem complexos. Leia a apólice e informe-se com seu corretor se o seguro lhe dá cobertura se estiver pilotando uma moto. 

Veja se seu cartão de crédito já tem esse serviço. Teste o número de emergência e veja se o atendimento é em português ou espanhol.

Passaporte

Não é obrigatório para os países do Mercosul, mas agiliza bastante o trâmite na aduana. Veja se ele está válido. Atualmente a Receita Federal só atende com pré agendamento em seu site, portanto veja isso com antecedência. É sempre bom verificar se o país que vá exige visto ou alguma taxa de entrada.

Passaporte

Foto internet: Passaporte

Se perdeu o seu durante a viagem, faça um B.O. e acesse: portalconsular.mre.gov.br. Se você estiver em um país que é obrigatório o porte do passaporte você terá que ir a um consulado brasileiro, pedir segunda via ou uma permissão especial de retorno.

Documentação da Moto

De preferência, o DUT tem que estar no nome do condutor e a moto não deve estar financiada. Se a moto estiver financiada você deverá solicitar ao banco uma autorização para sair com ela do país levar essa autorização a conhecimento dos consulados dos países que irá visitar. 

Se a moto não estiver no seu nome você deverá solicitar ao proprietário uma procuração pública (cartório) e também levar essa autorização aos consulados.

FIQUE LIGADO

  • Tire xerox de todos os seus documentos;
  • O Passaporte Brasileiro é muito valorizado no mercado negro, cuide dele;
  • Sempre ao final de cada trecho informe a um familiar aqui no Brasil onde você está;
  • Nunca ofereça dinheiro a um policial Chileno;
  • Não entre em um novo país com pelo menos um pouco de moeda local;
  • Em caso de qualquer acidente ou se for detido, não assine nada que não entender.
O Roteiro

Informação e humildade são palavras chaves para se fazer um roteiro de sucesso. Pergunte a quem já foi, siga blogs de viagens de moto, leia livros, consulte agências de turismo (geralmente eu pergunto aos amigos que já foram: O que não posso deixar de ver?) Isso posto, o passo seguinte seria ver se as aptidões da moto e do piloto estão de acordo com o roteiro escolhido. 

Fazendo o roteiro

Acervo Marcelo Teles: Fazendo o roteiro

Veja a quilometragem total da viagem e a adeque a seu orçamento e tempo disponível.

Dinheiro na Viagem

Isso é muito individual, mas sempre leve com você uns $500,00 dólares de Backup para emergência, ou divida essa reserva com seu parceiro de viagem. Sempre nas fronteiras troque um pouco de seu dinheiro por moeda local. 

A tarifa de saque no exterior é cara, portanto faça saque para vários dias. 

No meu caso (isso é muito individual) eu separo $120,00 dólares por dia de viagem e esse é o valor que me programo para gastar. Rodo sempre com o equivalente a 10 dias de viagem e os separo por dia e o que vai sobrando faço uma reserva.

Comunique ao seu cartão de crédito e débito que irá viajar.

NA ADUANA

Existem basicamente dois trâmites. O primeiro é tudo que refere-se ao seu ingresso no País estrangeiro, nada além de preenchimento de fichas. E o segundo refere-se a entrada de sua motocicleta. Guarde todos esses formulários, pois lhe serão exigidos quando você for sair do país, pois sem eles você não sai.

Não leve nada de origem mineral, vegetal ou animal em sua bagagem pois vai levar multa na certa. Não vou nem falar armas. Existem aduanas, principalmente no chile que possuem esteiras com “RX”. 

Seja cordial e fale só o necessário, fazer elogios ao pais visitante é uma ótima. Programe-se para chegar na aduana o mais cedo possível, pois as vezes é demorado por conta dos ônibus de turismo. 

Evite atravessadores, o trâmite é simples. 

Aduana Chile: Foto internet

Aduana Chile: Imagem internet

Não largue sua moto se sua bagagem não estiver segura. E sobretudo seja paciente, ficar irritado só piora as coisas.

Saúde

Faça um ckeck-up médico e odontológico antes da viagem. Dependendo do roteiro dê uma atenção a sua preparação física. 

Resultado de imagem para check-up médico

Imagem internet: check-up médico

Além de seus remédios de uso continuo (se os tiver) não deixe de levar um vasodilatador, anti-inflamatório, antibiótico, analgésico, anticéptico (feridas), água oxigenada, repositor de flora intestinal (bac.colírio), descongestionante nasal, anti-térmico, antigripal. Se for para grandes altitudes leve Diamox.

Resultado de imagem para kit de farmacia para viagem para motos

Imagem internet: Kit Farmácia

FIQUE LIGADO

  • Se for preso, peça para falar primeiro com o seu consulado; 
  • Guarde dentro de sua bota um chip de celular, RG e um cartão de crédito;
  • Tente gastar todo dinheiro estrangeiro antes de sair do pais visitado;
  • Se for ficar só uma noite no Hotel, pague antecipado a diária;
  • Faça uma listagem das concessionárias BMW que estão no seu roteiro;
  • Leve um mapa de papel, não confie plenamente no GPS;
  • Entrando em cidade grande, peça a um taxista para levá-lo ao Hotel; Se for feriado procure um casino ou casa de show para fazer cambio.
Roupas

Não menospreze o frio equipe-se. Cabeça: Bala Clava; Mãos: Luva Especial para o Frio + Luva plástica por cima se chover; Tronco: Protetor de pescoço, Camisa de algodão, segunda pele e Casaco com forro e se chover capa de chuva por cima de tudo; PERNAS: Cueca de lã, segunda pele e calça com forro e se chover calça de chuva; Pés: Meia térmica longa, Bota a prova d’agua e se não confiar na bota use galochas por cima se chover. A loja alta montanha vende aquecedores químicos.

Tecnologia

Os formatos da tomadas mudam de país para país portanto sugiro que leve uma pequena extensão com plug macho redondo e um ‘T’ que praticamente resolve tudo.

Comunicação

Do telefone comum e celular: 00+55+código da cidade (sem o zero) + número do telefone.

No telefone público com cartão pré pago: Quando você inserir o cartão vai pedir uma senha que vem junto com o cartão depois é só digitas 00+55+código da cidade (sem o zero) + número do telefone 

Ligando a cobrar de qualquer telefone: Esse não tem erro disque o número de acesso do país e você é atendido por uma atendente ai é só seguir as opções.

Códigos de acesso ao Brasil Direto: Argentina: 08009995501 – Chile: 800360220 – Bolívia: 800100055 – Peru: 080050190 – Paraguai: 00855800 – Uruguai: 000455.

Locutórios: Todas as cidades têm e são estações de telefonia que você diz para onde que ligar e pronto Não esqueça de habilitar o rooming internacional com sua operadora de celular.

Alimentação

Se a viagem não for gastronômica, sugiro pelo menos na estrada, sua atenção deve ser redobrada. Lembre-se que você não quer estragar sua viagem por conta de uma empada de camarão boliviana ok! Na estrada evite verduras, frituras e dê preferência para assados. 

A hipoglicemia por conta da falta de açúcar ocasionada pela adrenalina é comum em grandes viagens, portanto uma barra de cereal, chocolate evitam a falta de açúcar no sangue. Mas a maior contaminação é da água, portanto nada de sucos (que levem água ou gelo) e dê preferência a água com gás em locais ‘suspeitos’.

Resultado de imagem para má digestão

Imagem internet

Evite comer em demasia antes de encarar a altitude ou frio excessivos. Sempre leve água e beba em cada parada. O fato de não querer parar e comer decentemente (perder tempo) também não é saudável e pode afetar sua pilotagem. Você tem que parar para comer e de preferência nos horários que está habituado.

FIQUE LIGADO

  • Está se tremendo de frio?PARE! E tome algo quente. Postegar essa parada pode ser perigoso; 
  • Quanto mais alto e mais largo for seu Top Case, mais sua moto vai balançar no vento;
  • Se estiver no meio de uma tempestade de areia não pare a moto, ligue o pisca alerta e siga devagar. Geralmente ela some em poucos minutos;
  • Familiarize-se com a língua, Pista de Grava = Pista de Brita;
  • Se vai sozinho e para lugares inóspitos considere a aquisição do SPOT (Equipamento de rastreamento por satélite);
  • Crie um hábito para tudo, principalmente quando for dormir, por exemplo, sempre deixe a carteira no bolso tal da jaqueta ou a chave da moto sempre enrolada na bolsa de tanque.
Resultado de imagem para epi para motociclistas

SPOT

Companheiros de viagem

Para mim um número ideal seriam 3 pilotos. Dê preferência para amigos experientes e com gostos parecidos com o seus. 

É muito importante alguns acertos antes de partirem, como: O que cada um quer ver no roteiro; Qual o valor máximo da diária de hospedagem ; Qual a velocidade média; Qual o horário de saída diária. 

Informe ao seu companheiro se você é alérgico a algo, qual seu tipo sanguíneo e para onde deve ligar em caso de acidente. 

Respeite a opinião do grupo, todavia, se não estiver gostando de algo fale e tente resolver. Não deu? Invente uma desculpa e siga sozinho. 

ps.: Uma das coisas mais irritantes é deixar o grupo esperando por você. Se fores mais lento, comece tudo mais cedo que os outros.

Bagagem

A Preferência sempre vai ser por baús pelo simples fato de se puder largar a moto mais despreocupado. Peso  excessivo, aumenta o consumo e dificulta a pilotagem, portanto opte sempre por roupas dryfit e leve a menor quantidade de bagagem possível. Bagagem que não fecha fácil na hora da saída merece ser revisada.

Lista de equipamentos e materias para uma viagem internacional

Lista de equipamentos e materiais para uma viagem internacional

FIQUE LIGADO

  • Qualquer gasolina é melhor que a nossa, escolha a mais barata; 
  • No Chile o ticket de pedágio da Principal vale para a secundária; 
  • Fique esperto para não ser atropelado em um pedágio; 
  • Compre um passe diário de pedágio nos postos Copec, facilita a vida; 
  • Ficou sem gasolina? Mesmo sem posto todas as cidades têm gasolina; 
  • Dias antes de sair, faça um teste de saída, ou seja, apronte-se como se fora o dia de partida de sua viagem;  
  • Fez o Check-in? Peça o cartão do hotel; 
  • Coloque a chave reserva no seu casaco de viagem, use também a chave de carteira; 
  • Nas pistas sem acostamento tenha muito cuidado ao estacionar na grama ao lado da pista;

Fonte: Material cedido por Marcelo Teles (Material de Palestra)

Visite o blog o Marcelo Teles, Depois da Cerca, e confira outras aventuras realizado por ele.

depois-da-cerca-logomarca

 

União Motorcycle – Unindo Através das Duas Rodas