O União Motorcycle pensando nos perigos dos GPS quando utilizados por pessoas que não tem noção da tecnologia que está em suas mão preparou uma matéria com dicas de uso de GPS.

Por Pablo Melo,

Desde que o mundo é mundo o homem viaja! Para descobrir, conhecer, alimentar-se ou fugir do clima inóspito! E para não se perder, sentiu a necessidade de se orientar para conseguir chegar ao destino certo e retornar ao ponto de partida em segurança. Fosse pela posição dos astros, registros cartográficos, mapas, etc. Porém estas ferramentas passavam longe de serem precisas… Era necessário evoluir!

cartografia

Entre 1978 e 1985, o Governo Norte Americano lançou e colocou em órbita 24 satélites que compõem hoje o SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (em inglês, Global Positioning System – GPS). Esses 24 satélites foram estrategicamente posicionados e são operados desde então pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que liberam o sinal para uso civil.

galileo-gps-europa

Mas de que adianta um civil receber duas séries de números (Latitude e longitude) para se orientar? Seria bem complicado de se traçar um caminho na cidade ou estrada, ou encontrar um ponto de referência. Foi então que colocamos o “mapa de papel” (base de dados) dentro de um aparelho eletrônico que conseguisse receber as coordenadas dos satélites e transformar em uma linguagem que conseguíssemos entender melhor! Estava criado o Aparelho de GPS, ou simplesmente GPS, doravante.

i323279

Problemas resolvidos! Agora conseguimos chegar em qualquer lugar, com facilidade segurança! SERÁ? Não caiam nessa pegadinha!

navigation-gps

Os Aparelhos de GPS são muito parecidos! Afinal, são equipamentos eletrônicos com a mesma finalidade! O que realmente importa são as BASES DE DADOS, ou os MAPAS constantemente atualizados no equipamento para maior precisão e acerto! E saiba que são pouquíssimos! A maioria dos sistemas e usuários não se preocupa com essas atualizações, o que os coloca constantemente em risco ou dúvida.

E se você entra em uma rua sem saída, a noite, em local desconhecido? Ou acessa uma estrada e 100km depois descobre que ela ainda não está terminada? Ou ainda vai a um endereço gastando o dobro do tempo e combustível, pois não sabia que um acesso novo e mais curto estava concluído?

gps-spy-app

Para dirimir algumas dúvidas e questões, passo-lhes algumas dicas para que seu convívio com o GPS seja mais prazeroso, seguro e assertivo!

  1. Opere seu GPS sempre parado! NUNCA EM MOVIMENTO, sob risco de você sofrer um grave acidente, por desatenção à pilotagem. Destino traçado, a 1º é pra baixo!
  2. Após definido o destino, REVISE SUA ROTA sempre que possível! Terá uma idéia de por onde o GPS estará te levando. Na dúvida, pergunte a alguém que conheça o trajeto.
  3. Treine constantemente o uso do GPS em trajetos que você já conhece! Assim entenderá com mais facilidade as informações e sinais que ele lhe passará em situação real de necessidade.
  4. Mantenha seu mapa sempre atualizado! Sempre aparecem novas rotas, pistas interrompidas, novos radares, outros hotéis e pousadas, novos postos de combustível… Acertarás melhor tuas decisões.
  5. Falando nisso, as decisões finais serão SEMPRE SUAS! O GPS é uma excelente ferramenta para lhe orientar melhor, mas a decisão será SEMPRE SUA! Claro, quanto melhor o aparelho e mapa, melhor assistido você estará.
  6. Apesar do GPS ser uma “mão na roda”, presente hoje até mesmo nos Smartphones por meio de app’s, não dispense um mapa de papel. Pode te tirar de uma roubada pois, acredite, em alguns estados brasileiros e países vizinhos, há muitas estradas que não estão mapeadas ainda e não aparecerão na sua tela!

Ademais, divirta-se com seu novo brinquedo, e SE ORIENTE!

Para maiores questionamentos, deixem um comentário no Blog ou sintam-se a vontade para me contatar no WZap (85) 9.9612-6666 ou e-mail pablomeloconsultoria@gmail.com

Boas estradas!

Fotos: internet

União Motorcycle – Unindo Através das Duas Rodas