Quem pensa que a calibragem dos pneus de sua moto não influi no consumo de combustível sugiro que leiam esse editorial.

Calibragem X Economia de Combustível

Calibragem X Economia de Combustível – foto internet

Recentemente postamos uma reportagem em nosso site sobre OS VILÕES DA DURABILIDADE DO SEU PNEU. Agora vamos mostrar a importância da calibragem do pneu de sua moto para um consumo de combustível.

Quando você pilota sua moto trocando no tempo certo as marchas, não “esticando”, sem altas arrancadas ou reduzidas buscando uma economia de combustível tudo pode vir por água abaixo caso os pneus de sua moto não estejam na calibragem correta.

A parte de atrito entre sua moto e o terreno que ela trafega é o pneu. Dessa forma é o item que recebe todo esforço desde o inicio de seu deslocamento até a frenagem. Compostos de pneus são diferentes para cada terreno em que será utilizado, assim como a calibragem dos mesmos. Sempre indicada pelo fabricante no manual do proprietário.

12254866332416810989

Imagem internet

Muitas vezes passamos de semanas ou meses sem calibrar os pneus esquecendo que sempre há uma perda de pressão conforme passamos dias. Normal, mesmo que por melhor seja a vedação.

Quando esse tempo passa, dias, semanas e meses, o pneu murcha, assim aumenta a área de contato, atrito, levando a um aumento, também, da força de arrasto. Dessa forma, a moto vai necessitar de uma força maior para se movimentar, levando assim a um consumo maior de combustível, e logicamente um gasto financeiro maior.

Consulte o manual do proprietário para saber qual a calibragem dos pneus. Alguns diferenciam calibragem com ou sem garupa. E lembre-se de que o aconselhável é calibrar os pneus de sua moto semanalmente dessa forma você evita um gasto maior no seu bolso.

Outra dica: Faça a calibragem dos pneus de sua moto sempre com eles frios, pois as partículas de ar dentro deles estão mais estáveis e as oscilações são pequenas fazendo com que a calibragem seja mais eficaz. Os pneus com baixa calibragem dificulta na pilotagem além de correr o risco de quando cair no buraco danificar os aros ou pneus de sua moto. E pneu com calibragem acima do indicado tira a ação de impacto no pneu e transfere diretamente para os amortecedores levando a um desgaste mais precoce. 

Aguardem mais dicas sobre calibragem de pneus.

Aleksander Soares – União Motorcycle

Unindo Através das Duas Rodas