Foto: divulgação

Foto: soymotero.net

Andar, viajar e curti um passeio em sua moto é muito bom, concordam?  Mas o prazer de uma moto não se resume só nisso.

Muitos motociclistas gostam e curtem lavar suas motos depois de fim de semana de aventura ou uma semana de rotina de trabalho. Pode ser em suas garagens, calçadas ou até mesmo na casa de algum amigo que também curte esse mesmo prazer. Ai aproveitam para ouvir um bom rock, comer um churrasquinho e tomar uma boa cerva gelada, fazendo com que uma lavagem de moto seja um verdadeiro encontro de amigos para deixar a moto impecável para sua próxima aventura de fim de semana ou trabalho na semana.

Pensando nisso o União Motorcycle reuniu algumas dicas para você lavar sua moto e deixa-la impecável, mas lembrem-se de que o principal, também é evitar o desperdício d’água.

Dicas de como lavar sua moto.

1 – Procure usar roupas leves e uma boa sombra para lavar sua moto sem correr o rico que a espuma seque e manche a pintura ou plásticos.

2 – Lave sua moto com o motor frio ou quase frio, pois a água fria pode, com o tempo, danificar sua moto.

Foto: moto.com.br

Foto: moto.com.br

3 – Aplique spray de óleo lubrificante no motor de sua moto e corrente. Deixe agir por volta de meia hora. Tenha cuidado para não passar spray nas pastilhas de freio de sua moto, pois irá danifica-las. O spray vai facilitar a retirada de sujeiras como manchas de óleo ou graxas. Lembre-se também de lubrificar os cabos de embreagem e acelerador.

4 – Depois de meia hora comece a lavar sua moto com água para retirar o excesso de óleo tendo cuidado para não colocar água nas entradas de ar e escapamento. Se necessário fechar essas entradas. Depois utilize água com são neutro.

5 – Lave sua moto sempre de cima para baixo utilizando esponja macia evitando de arranhar (riscar) sua moto, além de que a sujeira sai com mais facilidade.

Foto: Soymotero.net

Foto: Soymotero.net

6 – Utilize sabão neutro ou espuma especial para lavagem de sua moto. Nunca utilize produto químico para lustrar alumínio do motor de sua moto.

7 – Se você utiliza uma máquina de pressão para lavar sua moto tenha cuidado para não utilizar jatos fortes, pois poderá desconectar algum conector no sistema elétrico.

8 – Fique sempre atento aos detalhes na lavagem de sua moto, pois a moto possui muitas frestas e locais de difícil acesso que por muitas vezes será necessário a utilização de um pincel para limpeza.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

9 – Lave bem a balança e transmissão de sua moto tirando todo o excesso de graxa e óleo utilizando o spray lubrificante ou querosene com cuidado para não atingir o freio traseiro de sua moto, e depois lave com água e sabão neutro. Aplique óleo lubrificante ou spray lubrificante na corrente de sua moto. Fica a critério de cada um. Caso sua moto seja raiada utilize palha de aço para limpar os raios dos aros de sua moto.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

10 – Seque bem sua moto após a lavagem, pois a cera de polir não combina com água. Se você tiver um compressor em sua casa utilize para ajudar. Será bem mais rápido

11 – Para secar sua moto utilize um pano limpo para retirar o excesso de água e depois aplique a cera com um pano novo. Esse processo requer um pouco de paciência que levara a um ótimo resultado, além de proteger mais a pintura de sua moto evitando que queime ao sol.

Foto: Moto.com.br

Foto: Moto.com.br

12 – Não utilize “pretinho” nos pneus, pois pode escorrer e leve a moto a perder a aderência do solo. Há quem utilize cera de carnaúba ou graxa de sapato. Eu particularmente não utilizo nada. Lembre que moto não é carro!!

13 – Seque bem as partes plásticas de sua moto. Alguns utilizam produtos industrializados, silicone ou cera. Eu particularmente não costumo colocar nada nessas partes. Evite, também, passar algum produto no bando de sua moto, principalmente se você for pilota-la após a lavagem, pois você pode escorregar no banco.

14 – Lembre-se que a moto foi lavada. Quando for pilota-la tenha cuidado ao usar o freio, pois ele pode demorar um pouco mais a agir e consequentemente seu tempo de frenagem vai retardar.

Pronto sua moto já esta lavada e pronta para uma nova aventura ou uma semana de trabalho. Mantenha sempre sua moto limpa, pois ela é como uma roupa que você veste. Você gosta de vestir roupa suja?

*Essas dicas são básicas e para a maioria das motos utilizadas. As motos com sistema de tração diferentes tipo, correia e cardã, os cuidados são outros.

Editor: Aleksander Soares / União Motorcycle

Unindo Através das Duas Rodas