Algumas semanas atrás , eu por acaso encontrei um vídeo antigo . Foi um filme feito pelo Sr. Frantisek Marik na década de 20 em uma viagem que fez aos Estados Unidos . Sr. Frantisek, na época, era importador das motocicletas indianas para a República Checa, e apaixonado por motociclismo, decidiu gravar com sua própria câmera um filme caseiro das corridas que foram realizadas em todo o continente americano em pistas ovais chamados motódromos.

São histórias que te prendem, onde você anda em uma espiral de busca compulsiva de dados, e durante o qual o seu desejo de viajar mais e mais parece interminável. E uma vez que nós embebido em o que aconteceu naqueles anos, é hora de dizer-lhe como foram os primeiros motociclismo no Estados Unidos, estes circuitos tradicionais . Como ocorre frequentemente , esta história está cheia de velocidade e fama, mas, infelizmente, muitas mortes. Sintan-se confortáveis .

Como o velódromo se tornou motódromos


É provável que a palavra motódromos soe um pouco estranho. Mas se falamos de velódromo , mais ou menos toda a gente sabe que instalações estão tratando aproximadamente . Na verdade, eles existem ainda hoje e servem exatamente o mesmo propósito que volta no final do século XIX e início do século XX : corrida de bicicletas.

Mas não corridas simples de bicicleta . Você sabe que os americanos sempre foram particulares e que a velocidade é definida no DNA deles. Então, para ver o quão rápido foram os ciclistas , que começaram a popularizar a construção do velódromo .

Que vantagem contribuiu o velódromo ? Sua construção oval e curvas inclinadas permitiram que os corredores mantivessem a velocidade durante toda a viagem . E por causa do aparecimento das primeiras motocicletas, que foram apenas acoplados a motores de quadros de bicicletas, começaram a ser utilizado para definir o ritmo dos corredores e também para remover o ar, criando um vácuo.

Assim, não era necessário ter outra pessoa em uma bicicleta na frente para fazer a mesma função que uma lebre, e também acabava cansada e não era capaz de aguentar toda a distância da corrida. Mas a motocicleta sim, porque assim que os motores eram de confiança, colocar-se com toda a raça e você poderia ver o verdadeiro potencial do ciclista .

Mas, claro, para as pessoas que se aglomeravam no velódromo, o espetáculo era das motocicletas e as bicicletas passaram a servir para ir comprar pão. O que eles querem é dar-lhes o ruído e velocidade da mão desses novos aventureiros. E foi assim que começou a popularizar motociclismo esportivo.

Logicamente, você tinha que criar um lugar mais adequado para eles, embora com a mesma filosofia : um oval com piso de madeira. E foi assim de maneira  simples que motódromos nasceram nos Estados Unidos . E o sucesso foi incrível.

Os primeiros motódromos e as primeiras bicicletas de corrida


Muitos fabricantes de bicicletas passaram a se tornar fabricantes de motocicletas, vendo o boom que estava se tornando este tipo de competição . Por exemplo, George M. Hendee e Hedstrom Oscar C., Estavam prontos para primeiras corridas de motociclismo Indiana em 1908, em uma versão de dois cilindros chamado “Torpedo Tanque” pela forma característica de seu depósito de combustível. Para lhe dar uma ideia, um ano antes, havia iniciado pela primeira vez o “TT” da Ilha de Man e está ciente de que a primeira corrida, como tal, tinha feito a sua aparição em 1906.

A aposta da Indian foram “tudo pelas corridas“. Tanto que foi o único a ter seu próprio motódromo construído em 1909, o Estádio Springfield, onde novos modelos eram apresentados antes de levá-las para competição. Vamos lá , tornou-se seu próprio Motegi. E ele lançaram um precedente, porque outros fabricantes também passaram a construir seus próprios motódromos.

Príncipe ‘Jack’, um imigrante e campeão escocês de ciclismo, foi contratado para construir a maioria dos motódromos, incluindo o de propriedade da Indian. O primeiro motódromo construído especificamente para motocicletas foi feito em 14 de Março de 1909, em Los Angeles ( Califórnia) em Playa del Ray muito próximo ao atual Los Angeles Airport.

Ele tinha um comprimento de 1,25 milhas (pouco mais de 2 quilômetros) e foi feito inteiramente de madeira na estrutura , as arquibancadas e a superfície da pista. Especificamente a pista eram comprimidos 2×4 polegadas (5,08×10,16 cm), então imagine o lote de tábuas necessário para fazer a pista de dois quilômetros.

A forma como o Príncipe ‘Jack construía os motódromos era bastante peculiar e me lembra de quando Kenny Robrerts desenhou a primeira curva (bem, na verdade são dois e três) do Mazda Raceway, Laguna Seca. Porque o que o escocês fez aterrar estacas no chão para marcar o perímetro da pista e a partir dali entregava o trabalho para carpinteiros locais.

Normalmente nestas pistas os abaulamentos chegou a 30 ou 35 graus, mas em St. Louis decidiu por uma pitada a mais e colocou nada mais e nada menos 62 graus em suas curvas. deixando os corredores que chegaram primeiro surpreendidos. Da mesma forma, as pistas podem variar de 1/4 de milha (400 metros) para as duas milhas (3,22 km). Tudo dependia da quantidade de pessoas que poderiam ser atraídas pela corrida e amortizar o investimento (ou você acha que um retorno sobre o investimento para motocicletas é agora). Portanto as pistas de corridas eram feitas em grandes centros, mas também em cidades menores, como Fresno, Beverly Hills ou cidades de Oakland.

Indian dominava as competições com bastante autoridade, mas seu reinado seria colocado em risco em 1911, quando Excelsior levou para pista seu novo modelo com pocket- válvulas do motor de dois cilindros, conhecido também por IOE – intake/inlet over exhaust (com válvula de admissão no cabeçote e  de exaustão no cilindro ou bloco do motor). A luta para ser o mais rápido em pista foi servido. E também veio a problemas de segurança luz de motórdromos .

Mas vai ser um outro capítulo …

Fonte: Morrillu para motorpasionmoto.com

Fotos: Divulgação

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União Motorcycle – Unindo Através das Duas Rodas