Harley-Davidson Iron 883: inspirados por Nix, a antiga deusa da noite na mitologia, customizadores de Atenas vencem batalha mundial de customização promovida pela marca norte-americana.

Inspirados pela antiga deusa da noite, customizadores gregos criaram a Nix, uma sombria café racer

Gregos transformam Harley Iron 883 em uma sombria café racer

A antiga deusa da noite na mitologia, Nix, serviu de inspiração para os gregos Paschalis Tsalamagkas e Yannis Kourougiaouris transformarem a estilosa Harley-Davidson Iron 883 em uma sombria café racer. Batizada de “Nix”, a criação dos atenienses foi escolhida por um júri de 12 customizadores e coroada a campeã mundial do concurso “Battle of the Custom Kings” (Batalha dos Reis da Customização), desafio da marca norte-americana disputado por revendedores Harley da Europa, Oriente Médio e África.

A café racer Nix foi vencedora de concurso mundial de customização promovido pela Harley-Davidson

“Decidimos construir uma café racer inspirada em Nix, a deusa da noite, uma figura sombria de excepcional poder e beleza”, revelou Paschalis. Fãs das proporções da Iron 883, os dois artistas gregos rebaixaram o tanque, deixando-o mais próximo do motor, e instalaram uma roda de 21 polegadas na dianteira – originalmente a Iron 883 usa 19 polegadas – para alinhar perfeitamente a parte de baixo do tanque com o assento, mantendo as linhas originais, explicou o gerente de serviços da revenda Harley-Davidson de Atenas, Paschalis.

O tanque foi abaixado para seguir a linha do assento único, que ganhou uma cobertura na rabeta

Os customizadores gregos, da revenda Harley de Atenas, transformaram a Iron 883 em uma café racer

Com pedaços do tanque original, os gregos criaram uma nova rabeta e também um carenagem para o farol, o que contribui para a silhueta elegante da H-D Nix. “Vista por trás, a moto lembra uma cobra, e quando olhada de frente se assemelha a uma pantera. Duas criaturas da noite”, explica o customizador grego. O toque final sombrio ficou por conta da pintura preta metálica com alguns flakes pratas que fazem uma alusão a uma noite estrelada.

Segundo seus criadores, quando vista por trás, a Nix lembra uma cobra

A pintura preta metálica foi utilizada também no motor, o bom e velho Evolution, um V2 de 883 cc, que ganhou algumas partes polidas que conferem um contraste interessante ao conjunto motriz. O mesmo contraste foi repetido nas tampas laterais do câmbio e da transmissão primária. As rodas, pintadas de preto fosco na Iron 883 original, também foram polidas na Nix.

As tampas laterais do motor seguem o contraste entre o preto e o prata da pintura da Nix

Na dianteira, os gregos trocaram a roda de 19 polegadas por outra maior de 21 polegadas

O motor Evolution, um V2 de 883 cc, ganhou pintura preta cromada e teve algumas partes polidas

A ciclística café racer pode ser notada no guidão curvado para baixo. O simples painel de mostrador único foi realocado para a lateral esquerda da moto, junto aos cabeçotes do motor. O banco único e a rabeta coberta dão o visual das antigas motos de corrida. Com dois escapamentos curtos e abertos, a Nix deve fazer muita gente despertar a noite com seu ronco “sombrio”.

Detalhe do painel, realocado para o lado esquerdo da moto, junto ao tanque rebaixado

Texto: Arthur Caldeira/ Agência INFOMOTO
Fotos: Divulgação

União Motorcycle – Unindo Através das Duas Rodas