Lançamentos — Na quarta-feira (14), a Kawasaki apresentou no Brasil a nova geração da superesportiva Ninja ZX-10R, já como modelo 2017.

Foto: Divulgação

A moto tem ditado o ritmo no Mundial de Superbike (2º lugar em 2012, 1º em 2013, 2º em 2014 e 1º em 2015) com os pilotos Jonathan Rea e Tom Sykes.

Utilizando todo conhecimento aplicado no desenvolvimento da ZX-10R da Kawasaki Racing Team no Mundial de Superbike, a nova Ninja ZX-10R está bem mais próxima da moto usada no Mundial, que segue como favorita ao título em 2016, novamente com Rea.

A moto, apesar de visualmente não ter mudado muito — e de acordo com a marca, isso foi proposital, para não perder a identidade que a consagrou mundialmente —, quando comparada a ZX-10R 2015, é uma nova moto, devido a quantidade de alterações técnicas no conjunto, principalmente nas suspensões, freios e na eletrônica embarcada.

O novo motor oferece mais força em baixas e médias rotações para melhorar as saídas de curva. Inúmeras outras modificações contribuíram para que o pico de potência do motor fosse mantido, mesmo atendendo a restrição de emissões do Promot 4. Com três mapas de potência selecionáveis, é possível pilotá-la com 100%, 80% ou 60% da potência do motor. A Ninja ZX-10R apresenta um novo garfo dianteiro Showa, desenvolvido no Mundial de Superbike. Testado nas competições, faz sua estreia em produtos seriados na ZX-10R, assim como o novo amortecedor traseiro, uma versão mais leve do utilizado na ZX-10R 2015, também Showa.

Com a adição de uma IMU da Bosch (Unidade de medição inercial), o gerenciamento eletrônico atinge um novo patamar, oferecendo ainda mais segurança para tornar mais prazerosa a pilotagem.

A eletrônica embarcada na nova Ninja ZX-10R facilita o controle para o piloto, para conseguir um melhor desempenho nas pistas. O acréscimo em comparação ao modelo 2015 da ZX-10R ABS é de R$ 13.000, justificado pelo que ela oferece na prática, mesmo sem nenhum tipo de preparação.

Ficha Técnica
Kawasaki Ninja ZX-10R 2017

MOTOR
Tipo – Refrigeração líquida, 4 tempos, 4 cilindros em linha
Cilindrada – 998 cm³
Diâmetro x curso – 76,0 x 55,0 mm
Taxa de compressão – 13,0 : 1
Sistema de válvulas – DOHC, 16 válvulas
Sistema de combustível – Injeção de combustível: φ47 mm x 4 com injeção dupla
Ignição – Digital
Partida – Elétrica
Lubrificação – Lubrificação forçada, cárter úmido com radiador de óleo


SISTEMA DE TRANSMISSÃO
Transmissão – 6 velocidades, retorno
Relação final – Por corrente
Relação de redução primária – 1,681 (79/47)
Relações de marcha:
1ª 2,600 (39/15)
2ª 2,214 (31/14)
3ª 1,944 (35/18)
4ª 1,722 (31/18)
5ª 1,550 (31/20)
6ª 1,391 (32/23)
Relação de redução final: 2,294 (39/17)
Embreagem – Banhada em óleo e multi discos, manual

QUADRO
Tipo – De alumínio fundido com vigas duplas
Curso da roda:
dianteira – 120mm
traseira – 114 mm
Pneu:
dianteiro – 120/70 ZR17M/C (58W)
traseiro – 190/55 ZR17M/C (75W)
Ângulo de Cáster – 25º
Trail – 107 mm
Ângulo de esterçamento (esq/dir) – 27º / 27º

SUSPENSÃO
Dianteira – Garfo invertido de φ43 mm do tipo Balance Free Front Fork com câmara de compressão externa, com ajuste de amortecimento de compressão, retorno e pré-carga
Traseira – Horizontal do tipo Back-link com BFRC lite e reservatório de gás do tipo piggyback, com ajuste de amortecimento de compressão, retorno pré-carga

FREIOS
Dianteiro: Duplo semi-flutuante, discos de φ330 mm
Pinça dupla de fixação radial, oposta de 4 pistões
Traseiro: Simples com disco de φ220 mm
Pinça simples de furo com pino deslizante, pistão de alumínio

DIMENSÕES
Comprimento total – 2.090 mm
Largura total – 740 mm
Altura total – 1.145 mm
Entre eixos – 1.440 mm
Distância mínima do solo – 145 mm
Altura do assento – 835 mm
Peso em ordem de marcha – 204 kg
Capacidade de combustível – 17 litros

PERFORMANCE
Potência máxima – 200 cavalos a 13.000 rpm
Potência máxima com Ram Air – 210 cavalos a 13.000 rpm
Torque máximo – 11,6 kgfm a 11.500
A nova ZX-10R estará disponível nas concessionárias Kawasaki em versão única, com ABS, por R$ 78.990 (sem frete e sem seguro). Preço bem competitivo pelo que oferece. Para mais informações, acesse:
www.kawasakibrasil.com

Editora: Tânia Karla – MC Cobra Leste

Fotos: Kiko Tokuda/MOTO.com.br e Divulgação/Johanes Duarte/VGCOM

Fonte: http://carrosdoalvaro.blogspot.com.br/  http://www.moto.com.br/

União Motorcycle Unindo Através das Duas Rodas